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TACAIMBO - PE

INFORMAÇÕES BÁSICAS

Entidade: Secretaria de Saúde
Endereço: Rua Dr. Arthur Barbosa Maciel
Número: s/n
Bairro: Centro
CEP: 55.140-000
Horário de Atendimento: 07:00 às 13:00

FORMAS DE CONTATO

E-mail: sec.saude.pmt@tacaimbo.pe.gov.br
Website:
Telefone: (81) 3755-1161
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AGENTES PÚBLICOS

Foto Nome Cargo Telefone Ramal E-mail
Josivaldo Alves do Nascimento Josivaldo Alves do Nascimento Secretário(a) (81) 3755-1161 - sec.saude.pmt@tacaimbo.pe.gov.br

ATRIBUIÇÕES

Atribuições e Competências da Secretaria de Saúde

1. Gestão do Sistema de Saúde

  • Administrar e supervisionar unidades de saúde (hospitais, UPAs, postos de saúde, clínicas).
  • Implementar as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) em sua esfera de atuação.
  • Coordenar a rede de atendimento primário, secundário e terceriário.

2. Assistência Médica e Hospitalar

  • Garantir atendimento médico, exames, cirurgias e internações.
  • Gerenciar leitos hospitalares e serviços de emergência.
  • Distribuir medicamentos essenciais e insumos médicos.

3. Vigilância em Saúde

  • Monitorar e controlar epidemias e doenças transmissíveis (Dengue, Covid-19, Tuberculose, etc.).
  • Realizar ações de vigilância sanitária (fiscalização de alimentos, medicamentos e estabelecimentos de saúde).
  • Promover vigilância epidemiológica (coleta de dados, análises e prevenção).

4. Saúde Preventiva e Promoção da Saúde

  • Desenvolver campanhas de vacinação e imunização.
  • Promover programas de saúde da família, pré-natal e puericultura.
  • Realizar ações de saúde bucal, nutricional e mental.
  • Combater endemias (como Zika, Chikungunya e Malária).

5. Atenção Básica (Estratégia Saúde da Família - ESF)

  • Gerenciar equipes de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e médicos de família.
  • Oferecer consultas, acompanhamento crônico e prevenção na atenção primária.

6. Regulação e Auditoria em Saúde

  • Controlar a qualidade dos serviços prestados por hospitais e clínicas conveniadas.
  • Fiscalizar contratos e convênios com entidades privadas.
  • Realizar auditorias para evitar desperdícios e fraudes no SUS.

7. Gestão de Recursos e Financiamento

  • Elaborar orçamentos e repasses de verbas para a saúde.
  • Captar recursos federais e estaduais para investimentos em infraestrutura.
  • Administrar o Fundo Municipal/Estadual de Saúde.

8. Educação em Saúde e Capacitação

  • Promover treinamentos para profissionais da saúde.
  • Desenvolver campanhas educativas (DSTs, planejamento familiar, combate ao tabagismo, etc.).

9. Emergências e Resposta a Desastres

  • Atuar em situações de emergências sanitárias (pandemia, surtos, desastres naturais).
  • Coordenar ações com a Defesa Civil em crises de saúde pública.

10. Saúde do Trabalhador e Ambiental

  • Fiscalizar condições de trabalho que afetam a saúde (riscos ocupacionais).
  • Promover ações de saúde ambiental (saneamento básico, qualidade da água, controle de vetores).
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